new

MUITOS JOVENS TEM MUITAS DÚVIDAS NO MOMENTO DE PREENCHER O CURRÍCULO PELA PRIMEIRA VEZ.

Você é jovem e está diante de uma grande incógnita em sua vida, a construção de um currículo.

Saiba que um currículo bem feito, já é meia entrada na empresa que pretende.

Porém no momento de preencher um currículo, muita gente acaba ficando com muitas dúvidas e acabam colocando alguns erros, que custam o emprego.

Uma das maiores dúvidas que surgem é quando se chega na parte de ‘experiências profissionais’. Muitas vezes, essa experiência é nenhuma, o que acaba frustrando a pessoa que quer preencher algo nessa parte.

O diretor da empresa Seja Trainee, Luís Abdalla confirma que esse é uma preocupação completamente natural entre os jovens que estão construindo o primeiro currículo.

E após anos avaliando currículos de jovens entre 18 e 28 anos, ele percebeu um padrão onde as pessoas acabam não reconhecendo as verdadeiras vivencias profissionais, que podiam ter sido válidas para o futuro do profissional.

Ou seja, o jovem precisa abrir um pouco mais a mente ao preencher seu currículo e apresentar para um recrutador. Toda experiência que tenha sido vivida profissionalmente e que tenha somado pode aparecer no currículo.

Ao contrário do que as pessoas pensam, sim aquele ‘bico’ que fez no verão pode somar no momento do preenchimento. Desde que você tenha aprendido algo como profissional com aquilo.

Para o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian. Existem muitas maneiras de exibir o potencial no currículo, mesmo com faltas de experiências. Uma delas é comentar sobre trabalhos voluntários.

Geralmente quem trabalha como voluntário, acaba aprendendo coisas como ‘faz-tudo’. E esses trabalhos já ensinam o jovem a executar várias tarefas ao mesmo tempo deixando o profissional muito mais versátil.

Uma outra maneira de também chamar a atenção de um recrutador, é apostar em sua educação pessoal. Quando você não tem experiências profissionais válidas, mas um bom currículo educacional como aulas, palestras, oficinas e qualquer outro tipo de estudo você compensa. Fazendo isso, qualquer recrutador já vai perceber que apesar da ausência de experiências profissionais, você não ficou parado e estudou até o momento.

Também vale ressaltar trabalhos acadêmicos avançados, onde exigiram um alto conhecimento técnico. As vezes bons trabalhos valem mais que experiências profissionais ruins. Então mencione-os com veemência.

Para que você não esqueça e deixe nada de importante fora de seu currículo, reflita bastante antes de começar. Não se atenha muito aos locais que aconteceram, faculdade ou trabalho. Qualquer atividade que tenha somado em seu ensino, e seja válido para um cargo especifico vale ser ressaltado.

Vale também criar um currículo para cada vaga que deseja, sempre ressaltando mais as suas qualidades que iriam ser positivas para o recrutador naquela vaga especifica.

Para seguir um modelo mais especifico de currículo, siga o modelo que deixaremos abaixo. Ele foi elaborado de acordo com o que Abdalla e Mavichian consideram mais importante.